terça-feira, 9 de outubro de 2018

"Teorias" com a Presença de Economias de Escala

São um conjunto de fatores ou constatações que ajudam a explicar o elevado crescimento dos fluxos de comércio.

Concorrência Monopolística e Comércio Intraindústria:

  • Considera as seguintes características de mercado:  

    •  Existência de economias de escala internas a cada empresa.
      •  Economias de escala: são os fatores que conduzem à redução de custo médio de produção de um determinado bem à medida que a quantidade produzida aumenta.
    •  Os produtos são ligeiramente diferenciados.
    •  A entrada no setor é livre.
           Com a variedade de produtos, não é possível a uma mesma empresa produzir tudo. Assim, há o incentivo para o comércio intraindústria entre os países. Ex: um país exportar automóveis, importando uma variedade do mesmo bem. Isso favorece o comércio, pois as empresas passam a dispor de mercado mais amplo. E também favorece o consumidor, por conta da concorrência que tende a resultar em redução de preços, além de maior gama de opções de produtos. Os países são positivamente afetados por haver aumento no volume de comércio.

           Novas teorias explicativas dos fluxos de comércio buscam incorporar elementos da realidade atual, como concorrência imperfeita, economias de escala e ausência de disseminação tecnológica.


         Comércio Intraempresas e Expansão do Comércio:

           Com a globalização, empresas multinacionais expandem suas produções, fazendo com que um produto seja o resultado da junção de componentes produzidos em vários países. Ou também pode produzir um produto num país e exportar para outro, repetindo o esquema com outros produtos em outros países.


         Economias de Aglomeração e Comércio Internacional:

           Ao contrário das economias de escala, não ocorrem internamente dentro das empresas [ex: automobilístico], mas sim no setor, na indústria como um todo. As empresas de um mesmo setor tendem a se juntar geograficamente, formando conglomerados. Segundo Alfred Marshall, há três razões para que conglomerados sejam mais eficientes que empresas isoladas:


  1. A capacidade de um conglomerado justificar economicamente a presença de fornecedores altamente especializados. 
    ⇉ Quem faz parte do conglomerado pode ter fornecedores especializados terceirizados de qualidade, com preços menores pela quantidade. Uma empresa sozinha não teria tais vantagens.
  2. A capacidade de um conglomerado justificar o aparecimento de um mercado comum de trabalho.
    ⇉ Condição de criação de um amplo mercado para mão-de-obra especializada.
  3. A capacidade de um conglomerado facilitar os vazamentos de conhecimento.
    ⇉ A concentração de pessoas especializadas permite a troca de informações e conhecimento de forma mais fácil que o esperado em pesquisas particulares.

          Considerando as informações acima é possível perceber que quanto maior a indústria, menores seus custos. 

          ⧪ Consequências das economias de aglomeração para o comércio internacional:


  1. Se um país se torna um grande produtor de algum bem devido a economia de aglomeração, ele tenderá a permanecer assim devido aos custos baixos. Mesmo aparecendo um novo produtor, este estará em desvantagem devido aos custos associados a ausência de escalas.
  2. Uma vez firmada uma tradição, é possível cobrar em cima da fama dos produtos, por serem sinônimo de qualidade. Ex: relógios suíços, chocolate belga, eletrônicos japoneses, etc. Isso também dificulta a entrada de novos produtores.


          Globalização e Formação de Grandes Blocos Comerciais:

            A globalização é responsável pela ampliação, diversificação e sofisticação dos fluxos de comércio, sendo 2/3 desse fluxo transações inter e intraempresas transnacionais. Isso alavanca trocas internacionais, numa integração entre grupos e países [NAFTA, União Europeia,  MERCOSUL, etc.].


Resumindo:

↳ As vantagens do comércio internacional estão centralizadas no custo oportunidade de um produto em relação a outro.

↳ Elementos importantes: dotação de fatores, evolução da tecnologia de produção, existência de economias de escala internas às empresas, e economias de escala externas às empresas e internas ao setor ou indústria.

↳Um país exporta um produto quando tem vantagem comparativa em sua produção [NÃO absoluta].


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