Concorrência Monopolística e Comércio Intraindústria:
- Considera as seguintes características de mercado:
Com a variedade de produtos, não é possível a uma mesma empresa produzir tudo. Assim, há o incentivo para o comércio intraindústria entre os países. Ex: um país exportar automóveis, importando uma variedade do mesmo bem. Isso favorece o comércio, pois as empresas passam a dispor de mercado mais amplo. E também favorece o consumidor, por conta da concorrência que tende a resultar em redução de preços, além de maior gama de opções de produtos. Os países são positivamente afetados por haver aumento no volume de comércio.
- Existência de economias de escala internas a cada empresa.
- Economias de escala: são os fatores que conduzem à redução de custo médio de produção de um determinado bem à medida que a quantidade produzida aumenta.
- Os produtos são ligeiramente diferenciados.
- A entrada no setor é livre.
Novas teorias explicativas dos fluxos de comércio buscam incorporar elementos da realidade atual, como concorrência imperfeita, economias de escala e ausência de disseminação tecnológica.
Comércio Intraempresas e Expansão do Comércio:
Com a globalização, empresas multinacionais expandem suas produções, fazendo com que um produto seja o resultado da junção de componentes produzidos em vários países. Ou também pode produzir um produto num país e exportar para outro, repetindo o esquema com outros produtos em outros países.
Economias de Aglomeração e Comércio Internacional:
Ao contrário das economias de escala, não ocorrem internamente dentro das empresas [ex: automobilístico], mas sim no setor, na indústria como um todo. As empresas de um mesmo setor tendem a se juntar geograficamente, formando conglomerados. Segundo Alfred Marshall, há três razões para que conglomerados sejam mais eficientes que empresas isoladas:
- A capacidade de um conglomerado justificar economicamente a presença de fornecedores altamente especializados.
⇉ Quem faz parte do conglomerado pode ter fornecedores especializados terceirizados de qualidade, com preços menores pela quantidade. Uma empresa sozinha não teria tais vantagens. - A capacidade de um conglomerado justificar o aparecimento de um mercado comum de trabalho.
⇉ Condição de criação de um amplo mercado para mão-de-obra especializada. - A capacidade de um conglomerado facilitar os vazamentos de conhecimento.
⇉ A concentração de pessoas especializadas permite a troca de informações e conhecimento de forma mais fácil que o esperado em pesquisas particulares.
Considerando as informações acima é possível perceber que quanto maior a indústria, menores seus custos.
⧪ Consequências das economias de aglomeração para o comércio internacional:
- Se um país se torna um grande produtor de algum bem devido a economia de aglomeração, ele tenderá a permanecer assim devido aos custos baixos. Mesmo aparecendo um novo produtor, este estará em desvantagem devido aos custos associados a ausência de escalas.
- Uma vez firmada uma tradição, é possível cobrar em cima da fama dos produtos, por serem sinônimo de qualidade. Ex: relógios suíços, chocolate belga, eletrônicos japoneses, etc. Isso também dificulta a entrada de novos produtores.
Globalização e Formação de Grandes Blocos Comerciais:
A globalização é responsável pela ampliação, diversificação e sofisticação dos fluxos de comércio, sendo 2/3 desse fluxo transações inter e intraempresas transnacionais. Isso alavanca trocas internacionais, numa integração entre grupos e países [NAFTA, União Europeia, MERCOSUL, etc.].
Resumindo:
↳ As vantagens do comércio internacional estão centralizadas no custo oportunidade de um produto em relação a outro.
↳ Elementos importantes: dotação de fatores, evolução da tecnologia de produção, existência de economias de escala internas às empresas, e economias de escala externas às empresas e internas ao setor ou indústria.
↳Um país exporta um produto quando tem vantagem comparativa em sua produção [NÃO absoluta].
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