domingo, 29 de julho de 2012

O Castelo Animado

Autor: Hayao Miyazaki

Anime: Filme [120 min]
Estúdio: Ghibli [Versão Nacional: PlayArt]
Música Tema: Sekai no Yakusoku




"O coração é um fardo pesado." 





Sophie é uma garota que trabalha para manter a chapelaria, que herdou do pai, em funcionamento. Um dia a caminho do trabalho de sua irmã [Café Cesari], é abordada por dois guardas galantes. É ajudada por um jovem com roupas nada convencionais, que está sendo perseguido. Eles correm, e de repente estão a caminhar pelos ares. O jovem a acompanha até o Café Cesari, onde nos é apresentada a irmã super-efusiva dela. A história se passa a época da Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra, onde magos são convocados a proteger o Reino.





Ao voltar para casa [que é um anexo da chapelaria], Sophie é abordada pela Bruxa do Pântano [velha sebosa obcecada pelo mago Howl, que era o jovem mencionado anteriormente]. Ela lança-lhe um feitiço, transformando-a em uma velha de 90 anos. Parte da maldição é não poder contar a ninguém que ela está enfeitiçada. Sophie tem de abandonar sua casa e aprender como é dura a vida de uma velhinha. A verdade é que ela parece aceitar tudo muito bem, e passa a viajar aleatoriamente, quando conhece um espantalho encantado [Cabeça de Nabo], que a leva ao Castelo Animado de Howl [uma estrutura muito bagunçada].


No Castelo, que se move constantemente, ela conhece o Demônio do Fogo Calcifer, e entram em um acordo de um ajudar a libertar o outro do feitiço que os prende. Conhece, também, Markl, um garotinho aprendiz de Howl. Ela se apresenta a Howl como a nova faxineira, e passa a viver no castelo. Todos estão presos a algum tipo de feitiço, ou a si mesmos. Sophie é encantadora e ajuda a todos, independente de seus próprios problemas. 



C.P.: Nem mesmo a Disney consegue se comparar as histórias dos estúdios Ghibli. São histórias fascinantes, para todos os públicos, e não infantilizam os temas [ou tratam as crianças como seres incapazes], mesmo sendo as crianças o alvo principal. Este conto em especial foi baseado no livro Howl's Moving Castle, da autora inglesa Diana Wynne Jones, lançado em 1986. Aventura atemporal e história de amor magnífica. Detestei a mãe dela [criatura falsa, que só pensa em seus próprios objetivos]. Na porta do Castelo há uma paleta de cores, cada cor leva a um lugar diferente quando a porta é aberta. Howl possui disfarces, como Jenkins ou Pendragon [não sei quem seria Jenkins, mas Pendragon é o nome do pai do Rei Arthur]. Interessante também é observar  ela ficar mais jovem em momentos em que expõe suas emoções.



2 comentários:



  1. Seu nome verdadeiro é Howell Jenkins e é natural do País de Gales, onde sua família vive sem saber de suas atividades no mundo de Sophie ou de sua existência. Ele é descrito como alguém alto e gentil e gosta de roupas bonitas e de pintar o cabelo. Mas Calcifer o descreve como alguém vaidoso demais para alguém com cabelo cor de lama.
    (fonte: Wikipédia)

    ResponderExcluir
  2. Eu fui atrás dos livros depois, ainda não li o último da trilogia. Ao que parece a autora foca mais em outros personagens, sempre voltando à família do Howl em algum ponto.

    ResponderExcluir