quinta-feira, 11 de junho de 2020

História Pré-Literária

Definição Clássica: Teria havido uma evolução linear, onde todos os povos em sendo humanos, teriam o mesmo destino. Isso foi bastante utilizado pelo ocidente para dizer que estavam no ápice da evolução e precisavam ajudar os demais povos a alcançar essa evolução (uma desculpa usada durante o período colonial para dominar povos "primitivos"). A imagem abaixo é uma péssima interpretação do que Darwin queria dizer com sua teoria. A História Pré-Literária, ou seja, antes dos seres humanos criarem uma forma de escrita, tem sua data de fim em 4000 a.C.




Definição Contemporânea: A evolução teria sido biológica. Que é a teoria de Darwin de que ao longo de milhares de anos os seres foram evoluindo até chegar ao que somos hoje. E não, não descendemos dos macacos. No máximo temos um antepassado bem longínquo em comum. A definição contemporânea também abarca a evolução cultural antropogênica: através da evolução biológica nossos cérebros evoluíram, e então, fomos capazes de passar informações às novas gerações, não somente através do DNA.



Há duas teorias para a presença humana ao redor do globo. A aloctonia, teoria que diz que os humanos se originaram na África Central/Ásia Central, por seu clima favorável. E, a partir daí, teriam migrado para outras regiões. A outra teoria é a autóctone, que diz que os homens teriam surgido também em outras localidades, ou invés de terem migrado.

Uma coisa importante em ciência é entender que a maior parte do tempo há coexistência de teorias que se contradizem. Fazer ciência é exatamente buscar provar que sua teoria está correta através de testes comprováveis.

Períodos da História Pré-Literária

      1. Idade da Pedra: pela quantidade de anos é 95% da história da humanidade. A divisão a seguir é feita com base na técnica de produção de artefatos (ferramentas) pelos humanos.
          • Paleolítico (Pedra Lascada)
          • Neolítico (Pedra Polida)


Paleolítico Inferior (2.500.000 - 50.000 a.C.)

Aqui temos o surgimento do Homo Sapiens. A economia era coletora: havia caça, pesca, e colheita do que havia na natureza. Os seres humanos viviam em clãs, com divisão do trabalho sexual (biológica: os mais fortes caçavam, os demais faziam as outras tarefas). Ainda não dominavam o fogo e migravam bastante em busca de alimento.

 
 Paleolítico Superior (50.000 - 18.000 a.C.)

O Homem finalmente desenvolve o telencéfalo (ganho de inteligência), tendo como exemplo arqueológico o Homem de Cro-Magnon. Com o desenvolvimento do cérebro, o homem começa a fazer ritos funerais e produzir novos utensílios, roupas (de peles animais), e objetos de adorno (temos o surgimento do senso estético e pensamento abstrato). 
 


Com esse cérebro mais potente o homem consegue dominar o fogo, até porque precisa melhorar sua alimentação, e com a cocção de alimentos pode manter a energia que ele consome. O domínio do fogo faz com que deixe de ser tão nômade, se alocando por mais tempo nos lugares e deixando registros, como as pinturas rupestres.   
 


 
As pinturas rupestres são consideradas uma forma de linguagem rudimentar e também uma forma de magia simpática: me desenho caçando um mamute e consigo fazê-lo na vida real (e aqui temos o primeiro exemplar de autoajuda, ou coaching das cavernas). 

 
 
 Neolítico (18.000 - 4.000 a.C.)


Em aproximadamente 10.000 a.C. aconteceu a Revolução Neolítica (agrícola). O homem desenvolveu a agricultura e passou a produzir excedentes (sabemos disso pelo aparecimento de cerâmicas que era usadas para armazenamento). Houve também a domesticação de animais e uma divisão social do trabalho. 
 

 

Em 8.000 a.C., aconteceu a Revolução Urbana, com a formação das primeiras cidades e o desenvolvimento do tear e da olaria.

E em 6.000 AP, temos a Idade dos Metais, com o surgimento da metalurgia: extração de metais do subsolo e sua transformação em produtos.


 

A História Pré-Literária chega ao fim em 4.000 a.C., com o aparecimento da escrita, utilizada para a dominação burocrática: organização de grandes contingentes humanos, uma vez que a lei falada já não dava mais conta do recado. 

Surge aqui o Estado: primeiras civilizações, com uma organização política, um território definido, identidade cultural (língua, religião), legitimidade de poder, identidade cultural e o monopólio do uso da força. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário