terça-feira, 9 de outubro de 2018

Oferta e Demanda

Em mercados competitivos, quando há excesso de oferta em relação à demanda de um determinado produto ou serviço, seu preço tende a cair, ou vice-versa, quando há excesso de demanda.


  • Mercado: o conjunto de vendedores e compradores de um bem ou serviço num determinado local.
  • Mercado competitivo: aqueles onde existe um grande número de vendedores e de compradores de um bem ou serviço com característica iguais [modelo teórico: bem de um vendedor com as mesmas características do bem de outro.].

Oferta:

          Para o entendimento básico, a oferta será definida a partir do princípio da racionalidade do produtor: tendência a oferecer mais de um produto ou serviço, a medida que o preço de mercado aumenta. Como o produtor tem custos adicionais, só estará disposto a levará a mercado uma maior quantidade se tiver preços maiores.
  • Escala de Oferta e Curva de Oferta
    • Todos os produtores produzem, se beneficiam e vendem o próprio arroz, que é o mesmo produto pra todos.
    • Escalas de Oferta e Curvas de Oferta dos Produtores Individuais:
      • Considere as ofertas de arros dos Produtores 1 e 2:



        Os produtores ofertariam maior quantidade, se os preços fossem maiores. Como mostram os gráficos abaixo:




    • Escala de Oferta e Curva de Oferta do Mercado:

      Qual seria a escala de oferta do mercado e a curva de oferta do mercado como um todo?
      • A curva de oferta do arroz do mercado Tropicália seria a representação gráfica da soma das quantidades produzidas por todos os produtores, para cada preço:






    • Fatores que Influenciam a Oferta Além do Preço:
      • Podem haver vários. Os principais são: o preço dos insumos, a tecnologia e o número de produtores.
        • A influência do preço dos insumos:

          Insumo é tudo que é utilizado para produzir um bem ou serviço. Então, se o preço do insumo sobe, isto vai influenciar os custos do produtor, que tenderá a oferecer uma quantidade menor do que antes. Isso acarretaria aumento de preços ao consumidor, consequentemente. O inverso também é verdadeiro.
        • A influência da tecnologia:

          A tecnologia deve ser entendida como abrangendo todos os aspectos da produção [novo layout, processo de produção, adubo novo, nova forma de plantio, etc.]. Melhores tecnologias implicam em deslocamento das curvas de oferta para baixo e para a direita [maiores quantidades ofertadas a cada preço vigente no mercado.].
        • A influência do número de produtores:

          A oferta de mercado é calculada somando a produção de todos os produtores. Logo, se houver mais produtores haverá um aumento na escala de mercado [deslocamento da curva de oferta para baixo e para a direita].

Ao analisar as escalas e curvas de oferta, estamos considerando a relação preço e quantidade, todos os demais fatores constantes [coeteris paribus]. 


Demanda:

Partimos da premissa de racionalidade do consumidor: ele prefere pagar menos do que mais por um produto ou serviço, e prefere consumir mais do que menos. É limitado por sua renda, um senso de saciedade e pelos preços de mercado, sobre os quais não tem comando.

  • Escalas de Demanda e Curva de Demanda:

    • Escalas de Demanda e Curvas de Demanda Individuais
      Ex: Observe as tabelas com as escalas de demanda dos Consumidores 1 e 2:




      Os consumidores estão dispostos a consumir quantidades maiores, a medida que os preços diminuem.

      As curvas de demanda são representadas graficamente:




    • Escala de Demanda e Curva de Demanda de Mercado

      A escala de demanda é o resultado da soma das quantidades demandadas, a cada preço, para todos os consumidores de um determinado bem ou serviço.




      A curva de demanda no mercado como um todo, é a representação gráfica da escala acima [soma horizontal das quantidades demandadas].




       
    • Fatores que Influenciam a Demanda, Além do Preço

      cinco fatores principais que influenciam a demanda:
      • A renda do consumidor;

        Em geral, o consumidor tende a adquirir uma quantidade maior de bens se sua renda aumenta, e vice-versa. Esse bens são denominados bens normais. Há bens que o consumidor diminui a quantidade consumida, quando a renda aumenta, são chamados bens inferiores.

      • O preço dos outros bens;

        Podem ser classificados em duas categorias:

        1 - Bens de demandas não relacionadas:

              ↪Bens cujas demandas não sofrem influência uma da outra, não interagem entre si. Ex: demanda de material escolar e demanda de picolé.


        2 - Bens de demandas relacionadas:

              ↪ Bens substitutos: satisfazem necessidades semelhantes. Se o preço de um aumenta, tende-se a consumir o outro. Ex: café e chá, manteiga e margarina.

              ↪ Bens complementares: de consumo complementar. Se o preço de um bem complementar a outro aumenta, tende-se a diminuir o consumo de ambos. Ex: pão e manteiga, automóvel e gasolina.

      • Os gostos ou preferências do consumidor;

        São ocasionados por diversos fatores: razões históricas, hábitos, moda, influência da propaganda, razões psicológicas, etc.
        As mudanças de gostos ou preferências têm implicações imediatas para a demanda de um bem ou serviço.

      • As expectativas do consumidor;

        Ex: se o consumidor acha que o preço de um bem irá diminuir, ele pode aguardar para comprá-lo [Black Friday], ou se acha que vai aumentar, ele pode antecipar a compra [previsão de aumento de impostos sobre eletrônicos]. Ou mesmo se ele achar que vai ter aumento ou diminuição de renda.

      • E o número de compradores.

        O mercado de um determinado bem em um local é constituído pelo conjunto dos consumidores desse bem. Ao analisar a escala e curva de demanda de mercado, soma-se as quantidades demandadas individualmente. Logo, a entrada de novos consumidores [ex: por conta da moda], ou a saída, impactam a demanda total.

    • Deslocamentos ao Longo da Curva de Demanda e Deslocamentos da Curva de Demanda


      A relação inversa entre preço e quantidade demandada costuma ser chamada de Lei da Demanda. Ela é representada pelos movimentos ao longo da curva de demanda.

      Para baixo: quando há redução no preço e aumento na quantidade demandada;
      Para cima: quando há aumento no preço e redução na quantidade demandada.


      Em geral, ao representar a escala ou curva de demanda, examina-se a relação entre preço e quantidades demandadas, considerando os demais fatores constantes [coeteris paribus]. No entanto, quando há mudança nesses fatores, a curva de demanda muda.
      Ex: Aumento na renda do consumidor. Para a maioria dos bens [exceção: bens inferiores], ele estará disposto a comprar maiores quantidades, a cada preço. Em termos gráficos: haveria um deslocamento da própria curva de demanda, para cima e para a direita. O inverso também é válido. Fala-se, então, em aumento ou diminuição de demanda.

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