sábado, 21 de julho de 2012

Gosick


Autor: Kazuki Sakuraba


Anime: 24 Episódios
Estúdio: Bones
Abertura: Destin Histoire - Yoshiki Risa
Encerramento: Resuscitated Hope - Lisa Komine
                       Unity - Lisa Komine



"Tu aceitastes carregar este fardo pesado por tua própria vontade."





A história se passa em Saubure [pequena nação européia fictícia]. Os protagonistas estudam na Academia Santa Marguerite, que se encontra ao pé dos Alpes. Após a Primeira Grande Guerra, a escola passa a receber alunos de intercâmbio. Assim surge Kazuya Kujo, garoto japonês, muito esforçado, que carrega o estigma de ser o terceiro filho de um soldado Imperial [algo como: tenho dois irmãos que já fizera tudo, mas preciso superá-los (pressão paterna)].



Kujo é acusado em um caso de assassinato. É ajudado a solucionar o caso por uma garotinha loira, muitíssimo inteligente, que fica no Jardim Botânico, no topo da torre da Biblioteca. E assim surge Victorique, capaz de ler vários livros simultaneamente, e que é consumida por um tédio constante. Kujo passa a levar-lhe casos a serem solucionados para sanar seu tédio. Victorique é muito teimosa e arrogante, mas isso é apenas fachada para uma pessoa com um passado sofrido e um futuro incerto.

Há um pequeno [na verdade enorme] anacronismo com relação a data da Segunda Grande Guerra, que no anime se passa em 1929. Os crimes geralmente estão relacionados a alguma lenda urbana do lugar. Todos na escola são muitos supersticiosos. Kujo foi apelidado de Shinigami Negro e Victorique é a Fada Dourada.





C.P.: Excelente. Reúne crimes em torno de contos, e também junta fatos reais, como o descobrimento da desaparecida Anastasia [real o fato da mesma ter existido]. Victorique possui uma personalidade excêntrica muito interessante [ela usa cachimbo, tipo Sherlock Holmes, e é viciada em doces, tipo L]. Mostra a disputa entre Ciência e Ocultismo, própria da época [em tempos de guerra há grande apelo a religiões e atribuições sobrenaturais].


Nenhum comentário:

Postar um comentário