domingo, 26 de maio de 2013

Sakurasou no Pet na Kanojo

Autor: Hajime Kamoshida
Ilustrador: Keji Mizoguchi

Anime: 24 Episódios
Estúdio: J.C. Staff
Abertura: Kimi ga Yume o Tsuretekita - Pet na Kanojotachi [Ai Kayano, Mariko Nakatsu e Natsumi Takamori]
                 Yume no Tsuzuki - Konomi Suzuki
                  I Call Your Name Again - Mariko Nakatsu
Encerramento: Days of Dash - Konomi Suzuki
                          Prime Number (Kimi to Deaeru Hi) - Asuka Ookura



"Você começa a odiar a vida se fizer o que odeia."




Sorata Kanda é um estudante comum, até que resolve acolher um gato de rua, e acaba tendo de morar no dormitório Sakurasou. O lugar é visto como um lar para alunos problemáticos, que não conseguiram se adaptar aos dormitórios comuns. Há um total de quatro moradores quando Kanda chega. Misaki é uma jovem criadora de animes, muito animada, costuma fazer festa por tudo e é declaradamente apaixonada por Jin. Jin é um roteirista, trabalha com Misaki, e tenta acompanhar a garota gênio, é mostrado inicialmente como um mulherengo playboy. Ryunosuke é o gênio antissocial da informática, nem os próprios moradores do dormitório o veem com frequência, sendo que se comunica por e-mails [ele cria um personagem que responde por ele, é a Maid, algo que lembra Chobits]. E Chihiro-sensei, a professora ausente do dormitório, é bem jovem e aparentemente não se importa muito com os moradores. 

Logo que o garoto se muda chega uma nova integrante a Sakurasou: Mashiro Shiina. Shiina é uma garota extremamente dependente [para acordar, comer, se vestir...], e Kanda fica responsável por ela. Como os demais moradores ela é muito talentosa, nesse caso no campo da pintura. E apesar de ser considerada um gênio é apresentado seu esforço, pois que ela costuma passar a noite desenhando, no caso sua atenção está voltada a desenhar um mangá. Ela realmente se empenha para isso [como quando levou Kanda a um motel só para saber como era o ambiente e desenhar...]. Inicialmente o anime parece que será só mais um ecchi [com uma garota que precise que escolham até a calcinha que irá vestir..], mas ocorre um desenvolvimento sublime. 


De um lado temos os talentosos e de outro os que se esforçam. E uma garota realmente esforçada é Nanami Aoyama, ela saiu de casa com o sonho de se tornar dubladora. Seus pais não aprovaram e a deixaram por conta própria, então ela tem de equilibrar a escola, trabalhos de meio-período e o curso de dubladora. Ela acaba se mudando para Sakurasou, tanto por economia quanto porque gosta de Kanda, e sente ciúmes de Shiina. Vendo todos seguindo seus sonhos, Kanda resolve fazer algo de sua vida também. Quando se mudou para Sakurasou ele pretendia ficar só o tempo suficiente para conseguir arranjar um lar para o gatinho abandonado, mas acabou gostando de morar lá [além de arranjar outros gatos]. Descobriu a amizade com aquelas pessoas meio loucas, de quem os demais se afastavam.

C.P.: O anime realmente surpreende, pois o desenvolvimento emocional dos personagens é incrível. Misaki que faz tudo com muita algazarra também tem um lado desamparado, e é realmente grata pelos amigos que conseguiu. Shiina tem um distanciamento com o mundo real, mas vai descobrindo os sentimentos aos poucos, e a como lidar com as pessoas. Nanami mostra que podemos conseguir o que quisermos caso lutemos por isso. Jin tenta sempre melhorar, mas sem se expor. Ryunosuke começa a refazer os laços de confiança há muito perdidos. E Kanda tenta sempre melhorar, tendo que lidar com o sentimento de inferioridade por ter tantos gênios a seu redor. Um dos melhores que já tive a oportunidade de assistir.


Um comentário:

  1. Ah, do jeito que você fala do anime, fiquei com muita vontade de assistir, os personagens me lembraram algumas pessoas que eu conheço XD

    ResponderExcluir