quarta-feira, 20 de março de 2013

Higurashi No Naku Koro Ni

Autor: Ryukishi07
Ilustradores: Karin Suzuragi/ Yutori Hojo/ Jiro Suzuki/ Yoshiki Tonogai/ En Kito/ Mimori

Anime: 26 Episódios - Higurashi No Naku Koro Ni
             24 Episódios - Higurashi No Naku Koro Ni Kai
             5 Episódios - Ova - Higurashi No Naku Koro Ni Rei
             4 Episódios - Ova - Higurashi No Naku Koro Ni Kira
Estúdio: Studio Deen
Abertura: Higurashi No Naku Koro Ni - Eiko Shimamiya
Encerramento: Why, or Why Not - Instrumental

"O que está tremendo é o seu coração.
E está se aproximando, a sombra da escuridão.
Quem está angustiada é meu falso eu."


Um dos animes mais bizarros e desprovidos de sentido que já vi!! A história se passa na vila de Hinamizawa, onde há uma escola de classe multisseriada na qual temos o, aparentemente, personagem principal: Maebara Keiichi. Ele acaba de se mudar para a pequena cidade, e é um garoto muito alegre, que logo passa a se dar bem com todas as garotas [não, não é um anime harém, apesar de ter um pouco disso, esse não é o foco]. Assim parecendo mais um shoujo de vida escolar [o que não é o caso de forma alguma...]. Na vila há três clãs que tem autoridade sobre os moradores, e por isso acabam suspeitos das mortes que se seguem.


As garotas são: Rena [garotinha fofinha, com uniforme de marinheiro, e crises de personalidade... Ela havia morado um tempo fora da cidade, mas acabara sendo 'motivada' a voltar...]. Mion [sucessora do mais influente dos três grandes clãs da vila, é simpática, mas meio moleca... Anda sempre com um coldre de ombro, e tem um grande senso de responsabilidade quanto aos assuntos da família... também tem crises de personalidade, na verdade todos têm]. Rika [é também filha de uma das grandes famílias... vive no templo, onde é sacerdotisa de Oyashiro-sama, o deus da vila... é muito meiga, a ponto de ser irritante, e as vezes parece estar possuída, como todos os outros...]. Satoko [como a Rika, ela é órfã, e foi 'abandonada' por seu irmão mais velho, a quem era muito ligada... é a mais irritante delas, é também uma estrategista muito boa]. Shion [irmã gêmea de Mion, que só aparece depois, e ficou meio estranho a forma como a introduziram na história: como se ela sempre estivesse lá... confuso. É a mais madura entre elas, mas é assustadora quando perde a cabeça].


Como em toda pequena vila, sempre há um mistério. Na vila em questão, seria a maldição de Oyashiro-sama, que faz com que uma pessoa morra e outra desapareça como sacrifício todo ano, no dia do festival Watanagashi. As mortes começaram quando uma empresa tenta construir uma represa na vila. Os moradores não querem interferência externa, e votam contra. Mas os empresários estão decididos a seguir em frente, e tem o apoio de alguns moradores. Somente desistem da empresa após aparecer um corpo esquartejado [há o caso do sequestro do neto do líder dessa empresa, mas este é outro assunto, talvez não interligado...]. A partir deste ano as mortes se seguem ininterruptas, e quando Keiichi chega acaba por tentar investigá-las... aí ele morre [rasgando o próprio pescoço com as unhas...], mas isso é outro assunto. Porque afinal, o que é real?? Todos morrem, ou matam.. vê-se bastante sangue, veneno, cutelo, seringa, bastão de beisebol, câmara de tortura...

C.P.: O título quer dizer algo como 'Quando as cigarras choram'. Muito massa. As histórias se baseiam em arcos curtos [pelo menos a primeira temporada, que foi a que vi], nada parece fazer sentido. E é esse clima de suspense que acaba por te fazer assistir até o final. A música de abertura combina perfeitamente. Esperando sempre que a segunda temporada traga uma luz sobre o assunto. Este anime foi baseado em um game. O preview do próximo episódio é narrado por uma voz etérea que diz coisas desconexas, e termina com 'Você acreditará?'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário