domingo, 13 de maio de 2012

A Caixa de Pandora

Então conta a lenda que Pandora foi a primeira mulher, criada por ordem de Zeus para punir os homens, pela ousadia de Prometeu de roubar o segredo do fogo e dá-lo a eles.

Antes disso: foi ordenado a Prometeu e seu irmão que criassem todas as criaturas da terra e as dotassem de meios para sobreviver (asas, garras, valentia, velocidade, etc). Epimeteu < o irmão > dotou todos os seres, mas na vez dos homens ele ficou sem idéias < somos sortudos desde sempre >, aí o Prometeu resolveu se meter e nos deu o Fogo. Por isso ele foi acorrentado, e tem seu figado comido durante o dia por uma ave de rapina, e regenerado a noite para que seja comido de novo e tals.


Então Zeus manda criar Pandora, cada deus do Olimpo tem sua participação na criação: Beleza, Sabedoria,  Talento Musical, Persuasão, Traição, Mentira, Paciência, Habilidade em Trabalhos Manuais... E a enviou a Prometeu como esposa, coisa que ele recusou polidamente < acho que isso foi antes de ser acorrentado >. Zeus em sua imensa sabedoria, ofereceu Pandora a Epitemeu, que havia sido avisado por seu irmão a desconfiar dos presentes dos deuses. Epitemeu casou-se com Pandora < é ele não é lá muito inteligente >.

Em uma versão da história, Epitemeu possuía uma caixa que guardava sentimentos malignos que não queria dar ao homem quando o criou . Noutra versão Pandora foi enviada portando a caixa contendo todos os males do mundo. Ainda numa outra versão: Prometeu entregou a caixa dos males que poderiam atormentar o homem a seu irmão, antes de ser acorrentado. Epitemeu guardava a caixa entre duas gaiolas de gralhas, para que se alguém se aproximasse, ele pudesse ouvir. Pandora, então, diz que não gosta das gralhas e pede que Epitemeu se livre delas. Epitemeu como homem que é, atende ao pedido, e após ser seduzido cai em sono profundo. Pandora abre a caixa e liberta males como Mentira, Inveja, Velhice, Guerra e Morte. Assustada com o turbilhão de males, fecha a caixa, aprisionando o pior deles: o que acaba com a Esperança.

Então, não importa o que aconteça nós temos a Esperança. Agradeçam a Pandora.

Gosto da versão da Xena, na qual todas as gerações que descendem de Pandora, tem o dever de manter a caixa fechada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário