quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Fate/Stay Night


Autor: Nishiwaki Datto

Anime: Fate/Stay Night - 24 Episódios
            Fate/Zero - 25 Episódios
Estúdio: Studio DEEN
Abertura: Disillusion - Sachi Tainaka
                Kirameku Namida wa Hoshi ni - Sachi Tainaka
Encerramento: Anata ga Ita Mori - Jyukai
                        Hikari - Jyukai
                        Kimi to no Asu - Sachi Tainaka


"Como um rei que desconhece os sentimentos de seu povo pode governá-lo?"


Uma versão de anime com magia, em que não há garotinhas irritantemente doces, recitando mágicas em latim, e com um monte de brilho [vide Negima, não que este seja ruim, só é outro estilo, mais infantil em certo aspecto...]. As magias neste são em alemão, o que dá uma sensação de língua original e forte da magia [ou algo assim, particularmente eu gosto do alemão, principalmente recitado por Archer!!]. A história foi criada inicialmente como um visual novel [um gênero de games com enfoque no enredo, onde as escolhas do jogador que fazem o jogo avançar, como em filmes ou livros interativos: "visual novel"], tendo adaptações para mangá e anime [Fate/Stay Night e Fate/Zero]. Isso é uma coisa comum, ao que parece, como em Higurashi no Naku Koro ni [que não fez muito sentido... o que difere desta obra, que contém início, meio e fim bem definidos].


A cada dez anos sete magos são convocados a participar da Sehai Sensou [Guerra do Santo Graal... este seria um cálice que concederia o desejo de quem conseguisse invocá-lo. Esse cálice faz parte das crônicas do Rei Arthur, e também já foi dito que seria o cálice utilizado por Jesus na Última Ceia, e por José de Arimatéia para recolher o sangue de Cristo crucificado...]. Cada mago recebe um espírito [de algum grande herói do passado, eles são chamados de servos, e obedecem seus mestres tanto pelo pacto firmado quanto pelo desejo de possuir o Graal], e com ele deve lutar para derrotar os demais mestres e servos. Os servos estão divididos em classes: Espadachim, Arqueiro, Cavaleiro, Louco, Lanceiro, Mago e Mercenário [me lembrou os arcanos maiores... mas eles não contém todas essas classes].


Emiya Shirou, um garoto órfão muito esforçado, é jogado no meio dessa guerra. Acredita-se que seja porque seu pai adotivo, já morto, era um mago e lhe deixou algo de seu poder, uma vez que a magia costuma ser um traço hereditário e desenvolvido ao longo dos anos por meio de treinamentos e estudos. Emiya tem a capacidade de analisar e reforçar os objetos. Em uma batalha em sua escola ele acaba envolvido e é "assassinado" por Archer, servo de Rin, que acaba salvando Shirou por pena. Logo Shirou é atacado novamente por Archer, pois a batalha deve ser mantida em segredo, e ele sabe demais. Então aparece Saber, um dos servos mais poderosos, e firma um pacto com Shirou. Acontece que o garoto não está interessado em batalhas, no cálice ou em matar os adversários.

Assim, começa a luta de Shirou para tentar acabar com esta batalha insana, em que inocentes podem ser mortos [os servos precisam de energia, geralmente seus mestres a fornecem, mas para ficarem ainda mais poderosos, eles podem sugar a energia vital dos humanos...]. Ele se junta temporariamente a Tohsaka [Rin], para derrotarem os demais mestres, e também tem de tentar lidar com Saber, pois sua serva não está de acordo com seus propósitos, uma vez que deseja o cálice. Saber é uma guerreira ao estilo nórdico [que seria Arthur!?! Na história Arthuria Pendragon], tem maneiras reservadas, e as vezes rudes, coisa que vai mudando com o passar do tempo.

C.P.: Magia, batalhas épicas, e um pouco de história, vista pelos olhos japoneses é claro, não poderia ser melhor. Neste conto, o Rei Arthur é na verdade uma mulher... interessante [como na versão dos contos dos Irmãos Grimm (Grimm's Manga, de Kei Ishiyama), em que Rapunzel é um homem...]. Tem todo uma trama psicológica sobre o passado de Shirou, um incêndio que está conectado ao que está ocorrendo agora. E também pessoas que enlouquecem em vista do poder, outras que são jogadas no meio de batalhas, ou tem seu caráter moldado por suas famílias tradicionais. Até onde você iria para concretizar seu maior desejo?? [Ilyasviel von Einzbern, esse nome em alemão já é difícil, agora em uma versão japonesa do alemão é terrivelmente legal...].




Nenhum comentário:

Postar um comentário