quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Samhaim

Samhaim era a comemoração de passagem de ano celta. O Samhaim é o fim do verão e o início do inverno, as duas estações celtas [Beltane representa o verão]. No hemisfério norte é festejado na virada para 31 de outubro, e no sul em 1° de setembro. Atualmente possui outros nomes como Festa de Todos os Santos e Halloween. Essa é a noite em que o véu que separa o Outro Mundo se torna mais fino, assim os Portões das Sidhe [colinotas ou montes de terra, que seriam o lar de seres sobrenaturais como fadas e elfos] estão abertos, e nem humanos nem fadas precisam de senha para entrar ou sair.


O Samhaim ocorre no final do outono. É quando o frio cresce e a morte vaga pela Terra [isso na Europa...]. É tempo da última colheita, hora em que os antigos povos sacrificavam seu gado e preservavam sua carne para o inverno, uma vez que esses animais não sobreviveriam ao período frio em grande escala. Só uma pequena quantidade, os mais viris e mais fortes, eram mantidos para o ano seguinte.

Para os celtas [e as culturas druidas e similares ainda atuantes], o Samhaim representa a noite em que o Velho Rei morre e a Deusa, na sua face de Velha, o lamenta nas seis semanas seguintes. O Deus morre, mas sua alma vive na criança não nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras.

Este é um festival do fogo, onde fogueiras são acesas para que os espíritos do Outro Mundo possam encontrar os caminhos para partirem para o País do Verão. É também tradicional acender uma vela e deixá-la na janela da casa para iluminar-lhes o caminho. Já Jack O'Lantern [aquela abóbora entalhada e iluminada por dentro com uma vela], era depositado nas entradas das casas para afastar os maus espíritos e todos os seres de Outro Mundo que vinham para perturbar. Eram usados como lanternas por pessoas que precisavam sair a noite, para proteção.


Samhaim é a época para se lembrar com carinho daqueles que partiram para o Outro Mundo. Quando toda família se reunia para reverenciar os ancestrais e lhes prestar homenagens e oferendas. Uma tradição é deixar um lugar vago a mesa para os ancestrais durante a ceia, e servir-lhes como se estivessem presentes. Este é o dia para reflexões, deixando o velho morrer para que o novo possa renascer mais forte.


"Que o negativo se torne positivo,
Que o mal se transforme em bem,
Que a doença se torne saúde,
E o ódio em amor."



C.P.: Apesar de todo um mundo contra as religiões pagãs, eu as acho menos pesadas que as outras religiões. Eles pregam a harmonia, e a natureza como parte essencial do todo. E penso que é assim que deveria ser. Cultuem as árvores e os animais, protejam a criação. Rendam honras a Deusa que é Donzela e Anciã, com altares e incensos e ervas sagradas. Desconheço muito sobre isso.

2 comentários:

  1. acredito nisso também, só discordo dos rituais que envolviam sacrifícios humanos e animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualquer seguimento sempre haverá os hardcores... mas gosto da essência e relativa paz que as religiões pagãs me passam.

      Excluir