quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Anne of Green Gables - Anne with an "E"


          Anne of Green Gables esteve na minha lista de leituras por algum tempo. Até baixei o livro, que acabei não lendo porque tem mais de 2 mil páginas. Calma, nem é isso tudo. A verdade é que tem vários livros compilados. O primeiro é Anne of Green Gables, seguido por Anne of Avonlea, Anne of the Island, Anne of the Windy Poplars, Anne's House of Dreams, Anne of Ingleside, Rainbow Valley e Rilla of Ingleside.

          Não sou muito boa em animar quem não gosta de ler a ler. Enfim, este é o tipo de livro que você não se importa com a quantidade de páginas, pois a leitura é prazerosa. Um refúgio do mundo moderno e torpe. Anne é de uma pureza impar, e uma personalidade tão radiante. Ela anseia por viver e aprender, sempre muito curiosa. Tem uma paixão pelo mundo e pela literatura, e pela natureza, e trata a imaginação como uma qualidade inestimável, e sem a qual não sabe como as pessoas vivem.

          Chamo a atenção pra isso porque as crianças de hoje não fazem grande uso da imaginação. Parece que tudo lhes é dado de bandeja para que não tenham que pensar por si mesmas. E talvez seja isso mesmo, um bando de alienados na frente de telas, incapazes de enxergar o mundo ao seu redor, quanto mais alterá-lo.

          O que me fez ler de fato o livro foi a série da Netflix que se baseia nessa história: Anne with an "E". A atriz é maravilhosa, a trilha sonora é linda, o cenário, a estruturação, tudo. Ao ler o livro reparei que tem muitas alterações, acho que até para acompanhar preocupações das garotas de hoje. Até porque o livro, às vezes é bem vago quanto a detalhes. As coisas acontecem muito rápido. Não é como os romances atuais, onde um dia da pessoa é esmiuçado, e todas as emoções são descritas. O narrador é um tanto distante. E, nossa, a série é uma explosão de cores e emoções. Fazia tempo que não assistia nada que me fizesse querer continuar vendo sem para até acabar.




Bem, agora Anne tem dezesseis anos, e tem muitas responsabilidades. Preciso ler os demais livros para saber mais. E também aguardo ansiosa a segunda temporada da série. Vou deixar a abertura da série e o trailer oficial. Quem sabe não te interessa também??



Nenhum comentário:

Postar um comentário