terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Trilogia Feita de Fumaça e Osso




Autora: Laini Taylor

Gênero: Romance, Fantasia
Editora: Intrínseca
Trilogia: Daughter of Smoke and Bone (Feita de Fumaça e Osso)
Days of Blood and Starlight (Dias de Sangue e Estrelas)
Dreams of Gods and Monsters (Sonhos com Deuses e Monstros)

Night of Cake and Puppets (Noite de Bolo e Marionetes)






          Com o passar dos anos a gente acaba ficando cada vez mais exigente com relação às histórias, tanto em livros quanto em mangás ou filmes, etc.. O que percebi é que, como diz o ditado: Nada se cria, tudo se copia. Então o que passamos a buscar são cópias originais. Um livro sobre um amor impossível [Romeu e Julieta?], entre criaturas de raças diferentes [A Bela e a Fera?], em um mundo onde a magia e a guerra estão tão presentes como o ar que se respira [O Senhor dos Anéis?]. Feita de Fumaça e Osso (Daughter of Smoke and Bone) é uma trilogia sobre esse amor, em meio a guerra entre duas raças, em um mundo paralelo. Séculos de guerra separam Anjos e Quimeras, uma raça tentando exterminar a outra. Em meio a essa batalha nasce o amor entre Karou, quimera, e Akiva, anjo, e com eles nasce um sonho de paz entre as espécies.


"Hope is the real magic, child."


          Karou é uma jovem de cabelos azuis, estudante de arte, que mora em Praga, e que em seu tempo livre busca dentes de diferentes espécies em diferentes partes do mundo para sua família, que é composta do que se chamaria de monstros. Ela tem de conciliar suas duas vidas, mantendo a magia e suas viagens, ocultas das pessoas da Terra. Apesar disso ela mantém tomos de desenhos realistas sobre essa vida oculta, onde toda espécie de monstros é apresentada. Para seus amigos humanos, ela apenas tem uma imaginação incrível, e ela descobriu que a melhor maneira de esconder a verdade sobre essa vida paralela é dizer que tudo é verdade. Humanos tem uma incrível capacidade de ignorar a verdade que está bem na sua cara, desde que essa verdade seja incompatível com suas crenças.





          Sua melhor amiga é Zuzana, uma jovem muito pequena, com aparência de boneca de porcelana, capaz de te reduzir a cinzas com um olhar. Zuzana herdou a tradição de sua família como marioneteira [palavra que fica muito esquisita traduzida.. puppeteer soa muito melhor..]. Há um livro que conta um pouco mais sobre essa personagem: Night of Cake and Puppets. É uma espécie de OVA, do primeiro livro, contando como ela conheceu Mik. Achei interessante porque na série parece meio estranho o Mik se envolver e ajudar Karou, com tamanho empenho, sendo que ele mal a conhece. Lendo esse OVA dá pra entender mais de sua personalidade, o que deixa as coisas mais claras. Além disso, é uma história muito bonitinha.





"Life doesn't need magic to be magical."








Autora: Nascida em Chico, Califórnia, se formou em Inglês pela universidade de Berkeley. Vive com seu marido, que é ilustrador, e fez a ilustração de alguns de seus trabalhos. Para maiores informações visite o blog dela: lainitaylor.com. No blog dá pra ver mais fotos dela, outros trabalhos e uma apresentação muito legal dela mesma [em inglês..], e também um link para os trabalhos de seu esposo, Jim Di Bartolo.





C.P.: Ando com uma preguiça monstro de fazer o que quer que seja, mas essa é uma história que te dá vontade de entrar e ser um personagem e visitar Praga, e conhecer os cenários por onde Karou passou, e viver um conto de fadas também. E apesar de ser um romance, a história não foca só nisso. Há todo um mundo, e suas civilizações e uma guerra e ser dissipada. O livro também trouxe um novo conceito de quimera, diferente daquele que vemos em mitologias. E como dito no início, é preciso inovar pra manter a atenção de velhos leitores.


Os livros podem ser comprados pela Amazon nos links abaixo:



"You were true to her, even if she was not to you. Never repent of your own goodness, child. To stay true in the face of evil is a feat of strength."

Nenhum comentário:

Postar um comentário