quinta-feira, 3 de julho de 2014

Märchenmond: A Terra das Florestas Sombrias

Autor: Wolfgang e Heike Hohlbein


Gênero: Ficção/Fantasia
Editora: Prestígio Editorial
Nº de Páginas: 358



"Quem se expõe voluntariamente ao ridículo desfruta certa liberdade, a liberdade dos palhaços, e assim se torna forte!"



          Aos capazes de tornar histórias absolutamente clichês em algo especial, meus votos de eterna felicidade. Pois é exatamente isto que ocorre em Märchenmond: um garoto normal [em verdade meio nerd, com gosto por leitura e nem tanto por matemática..], é levado a um mundo mágico, o qual somente ele pode salvar. Kim, um garoto de onze anos [segundo me lembro, o que não é necessariamente confiável..], gosta de livros de ficção científica, com naves e robôs, e batalhas intergaláticas, e vive com seus pais e sua irmã, de quatro anos de idade, Rebekka. Sua família está enfrentando um sério problema: Rebekka, após uma cirurgia para retirada do apêndice, não acordou. O pai de Kim voltou a fumar, e sua mãe chora desesperadamente. Em uma visita ao hospital, que não trouxe novidades para o quadro clínico da garota, a infortunada família vai para um Café, e Kim se vê observado pelo mesmo velho que havia visto no hospital. Logo, porém, ele esquece o assunto. Até que ao ir se deitar para dormir, se depara com o mesmo velho em seu quarto. Esse velho é Temístocles, um grande mago de Märchenmond [que diz que um dos nomes pelo qual é conhecido é Gandalf, ou Merlin.. bem pretensioso..], que é um mundo paralelo, onde a magia impera.


"O que um homem aparenta ser a primeira vista - impressão favorável ou desfavorável, tanto faz - pode, muitas vezes, ser enganoso."


          Temístocles explica sobre Märchenmond para Kim, e também conta que Rebekka é uma amiga querida, que foi aprisionada pelo terrível Boraas [o mago do mal que quer dominar o mundo, uahahhaha..], e por esta razão a garota não acorda neste mundo. Kim deve então ir a Märchenmond, para resgatar sua irmã, e para isso deve encontrar seu próprio caminho. O caminho do jovem é através dos ares, numa nave espacial, Viper, ele cruza os céus até chegar ao novo mundo, porém algo dá errado, e ele acaba caindo do lado negro de Märchenmond, a Cordilheira das Sombras, que é onde se encontra o castelo de Morgon, lar de Boraas [este é um daqueles livros com mapas das terras e tals..]. Assim, logo ao chegar, Kim vê-se prisioneiro das forças do mal, no castelo onde sua irmã é mantida sob um feitiço, e de onde ninguém nunca conseguiu escapar. Então, é claro, Kim dá um jeito de fugir, encontrando alguns moradores do local, que o ajudam. estes são o Rei dos Charcos e seu filho, que são seres profundamente ligados as águas [com guelras e tudo.. meio anfíbios..]. 

          Com a ajuda do Rei dos Charcos, Kim prossegue em sua jornada, em busca de Temístocles [que em aparência é igual a Boraas, que os chama de irmãos..]. Ao longo da viagem ele se depara com grandes perigos, e descobre os preparativos para a guerra do enorme exército de Boraas. O jovem encontra verdadeiros amigos em suas andanças, como a família Tak, que é composta por texugos falantes [ou nem tanto, são pouco sociáveis..], encontra também o gigante Gorg, o urso Kelhim e o dragão dourado Rangarig [amor eterno aos dragões, sempre rabugentos e orgulhosos..]. Agora Kim tem de encontrar um meio de acabar com uma guerra em completo desnível, pois os habitantes de Märchenmond não são do tipo guerreiro, uma vez que são um povo pacífico, o que quer dizer que não têm como se defender, e além disso ainda tem que resgatar sua irmã, que é praticamente esquecida em meio ao turbilhão de acontecimentos fascinantes, e outros tantos desagradáveis.


"Mas, apesar de todas as guerras e de todo o terror, sua riqueza crescia e, assim, construíam mais máquinas e mais armas. Todos sabiam que assim não podia continuar, mas ninguém moveu um dedo para impedir esse desenvolvimento mortal. Até que chegou a derradeira guerra, a mais cruel de todas."


          O trecho acima fala de um povo que viveu em Märchenmond, mas há muito tempo se extinguiu, um povo que causou a própria destruição. Tão próximo da nossa realidade que até assusta.




Autores: Como todo autor de fantasia, Wolfgang Hohlbein é comparado a Tolkien, porém este possui uma obra maior, com mais de 160 livros publicados, entre fantasia, suspense e terror. Trabalha, às vezes, junto a sua esposa e também escritora Heike Hohlbein. Seu trabalho é reconhecido em toda Europa, tendo sido eleito o autor do ano em 2004, na Alemanha.




Link para o livro:



C.P.: A batalha entre o Bem e o Mal nunca foi tão descaradamente mostrada. De um lado um castelo de vidro, com os guerreiros de branco, montados em unicórnios, e no extremo oposto os cavaleiros negros, meio gigantes e bestiais, que habitam Morgon, um castelo que parece repelir a luz. Tudo se resume ao bem e ao mal, e a necessidade de equilíbrio para a existência de ambos. Minha crítica aos magos poderosos permanece: eles não parecem fazer grande uso de sua magia [Temístocles, além de tudo, ainda é pessimista..]. O incrível número de coincidências é explicado, de alguma forma, as mortes em Märchenmond são encaradas como parte da vida. Profecias, o Fim do Mundo, o nada, ficção científica, magia, amizade, a descoberta da natureza humana, ..., me parece quando pensamos em escrever algo e fica meio que uma mistura de tudo que já lemos um dia. De todo modo, é tudo bem amarrado [com exceção do tempo, mexer com o tempo sempre dá m...., e também as condições físicas de uma criança... enfim, magia explica tudo!!], e como todo livro que me aparece, este faz parte de uma trilogia, sendo seguido por O Filho das Terras Sombrias e Os Herdeiros da Floresta [e ao que parece há mais duas continuações, não lançadas no Brasil, que foram escritas anos depois: Die Zauberin von Märchermond e Silberhorn]. Trilogias com mais de três livros em todos os lugares..

Nenhum comentário:

Postar um comentário